15 pontes mais angustiantes do mundo

1-Ponte Aiguille du Midi (Chamonix, França)
Se você ao menos sonhar em atravessar esta ponte nem pense em olhar para baixo. A 3,8 mil m acima do nível do mar, é provável que você queira fechar os olhos, mesmo diante da vista dos Alpes franceses. Para chegar até essa ponte é preciso pegar um teleférico que sobe 2,8 mil m em apenas 20 minutos.

2-Ponte Royal Gorge (Colorado, EUA)
A ponte mais alta dos Estados Unidos pode ser muito excitante para alguns, mas é provável que muitos sintam faltar o ar ao olhar para baixo e ver o rio Arkansas a 380 m de distância. Concluída em 1929, a ponte não tinha estabilização aerodinâmica até 1982.

3-Ponte Capilano Suspension (British Columbia, Canadá)
Originalmente construída em 1889, a passarela de suspensão simples, cercada por uma floresta, tem 70 m de altura, é bastante estreita e muito instável. Se tudo isso não assustá-lo, espere até a primavera (entre março e junho) para conhecer o local: nessa época do ano, os visitantes podem subir em uma série de outras passarelas suspensas no precipício.


4-Ponte Mackinac (Michigan, EUA)
Alguns motoristas ficam tão nervosos para atravessar a ponte de 8 km que simplesmente não o fazem. E isso é tão frequente que há um serviço gratuito na ponte para que outra pessoa dirija o carro ou a motocicleta para você. O maior medo passa a ser, então, o vento, que muitas vezes ultrapassa 45 km/h na ponte.


5-Ponte de Ojuela (Durango, México)
Essa ponte leva a uma cidade fantasma, mas é o piso de madeira rangendo que a torna assustadora. Porém, os cabos de aço suspensos a partir de duas torres trazem uma sensação de maior segurança. Ainda assim, esse é um benefício recente. Quando o engenheiro alemão Santiago Minhguin construiu a ponte, no século 19, as torres eram de madeira.


6-Ponte Hussani Hanging (rio Hunza, Paquistão)
Grandes espaços entre as pranchas e um balanço selvagem são algumas das razões pela qual essa é considerada uma das pontes mais angustiantes do mundo. Apesar de pontes frágeis de madeira serem muito comuns na região, essa é particularmente assustadora porque os restos esfarrapados da antecessora estão por um fio, bem ao lado.

7-Ponte do Rio Sidu (Província Hubei, China)
Quando esta foi inaugurada, em novembro de 2009, era a mais alta do mundo, com mais de 450 m de altura. Ela é tão alta que a Oriental Pearl Tower, em Xangai, poderia caber sob ela.


8-Ponte Sete Milhas (Flórida, EUA)
Apesar de ter sete milhas de extensão, a ponte em si não é vista como assustadora. Mas o local em que foi construída faz com que seja um alvo preferencial para furacões. Na verdade, essa é a segunda ponte construída no local. A nova tem um arco que permite a passagem de barcos e evita o balanço com o vento.

9-Ponte U Pain (Lago Taungthaman, Mianmar)
Imagine atravessar uma ponte sem corrimão, por isso é preciso ter um cuidado extra ao atravessar essa ponte, especialmente nas estações secas - nesse período, não há lago para amortecer a queda. Mais de um mil 'postes de madeira', separados por 4 m ou 5 m, são o que sustenta a ponte.

10-Ponte Capitão William Moore (Skagway, Alasca)
Fato: terremotos não acontecem o tempo todo. Essa ponte, no entanto, é o último lugar do mundo onde alguém gostaria de estar no momento de um tremor - ela atravessa uma falha sísmica ativa. Engenheiros, cientes do potencial para um desastre, a ancoraram apenas em um dos lados, para que ela não se parta em caso de terremoto.

11-Ponte Cikurutug (Bandung, Indonésia)
A maior parte da viagem no trem Argo Gede é embalada pela visão de deslumbrantes montanhas verdes e vales fluviais. Mas o passeio transforma-se de cênico para assustador quando se chega à ponte Cikurutug, onde um trem descarrilhou em 2002. Embora ninguém tenha se ferido, as autoridades tomaram precauções de segurança para proteger os passageiros após o acidente.

12-Lake Pontchartrain Causeway (Louisiana, EUA)
Essa ponte está a apenas 4 m do lago Pontchartrain, mas o verdadeiro motivo de medo é que você nunca vê seu fim - são 38 km de Metairie a Mandeville. Quando você chega à metade, não é mais possível enxergar terra firme em nenhum dos lados.

13-Viaduto Millau (Millau, França)
Ver as nuvens quando se está em um avião é normal, mas quando se está em um carro... Essa é a visão quando você está dirigindo por essa ponte, que ultrapassa a Torre Eiffel em seu ponto mais alto. Quando foi inaugurada, em 2004, conquistou o título de ponte de travessia veicular mais alta do mundo, com 342 m.

14-Ponte Rio Vitim (Siberia, Rússia)
Sobreviver à travessia é tão digno de mérito que 34 pessoas que chegaram lá criaram uma página no Facebook para divulgar o feito. A velha ponte fica a apenas 15 m da água, mas o que a faz assustadora é que só há espaço para a passagem de um carro, o rio é congelante na maior parte do ano e não há proteção para impedir eventuais quedas. Para poucos.

15-Ponte Quepos (costa do Pacífico, Costa Rica)
Conhecida como ponte 'Ai Meu Deus', a passagem é tão estreita que só um carro pode atravessar por vez. Após esperar pela mudança de sentido, os veículos sobem na ponte em fila - incluindo caminhões pesados. É possível ouvir o rangido da madeira solta e sentir a ponte tremer sob o pé.

1 comentários:

Douglas Abreu disse...

Obras incríveis e ao mesmo tempo amedrontadoras! Muito lindo!